top of page

Ecologia e conservação de populações

Linha que abrange estudos sobre atributos de história de vida, comportamento, dinâmica e estrutura populacional, utilizando, principalmente, metodologias não-letais. Os projetos dessa linha também envolvem avaliar eventuais relações entre as populações e fatores abióticos, bem como padrões de distribuição e associação com habitats. Os resultados principais desses projetos tem por objetivo fornecer subsídios para a preservação da biodiversidade e a conservação dos ecossistemas.

Invasões Biológicas

Compreende estudos sobre a dinâmica, processos e padrões de distribuição e ocorrência que envolvem espécies invasoras e sua relação com a comunidade nativa e os ecossistemas invadidos. Tem por objetivo avaliar fatores associados à invasibilidade dos sistemas, potencial invasor de espécies exóticas invasoras, bem como identificar fatores preditores da ocorrência dessas espécies e os efeitos que causam, em diferentes níveis, nos locais onde são introduzidas.

Ecologia e dinâmica de comunidades

Abrange estudos sobre a composição e estrutura de comunidades em sistemas costeiros marinhos e transicionais, avaliando também possíveis padrões temporais e espaciais. A identificação dos principais fatores bióticos (interações) e abióticos (habitat e variáveis da água) que influenciam a montagem de comunidades é o objetivo central destes estudos, que também avaliam como diferentes impactos antrópicos, i.e. presença de microplástico e metais tóxicos no ambiente e mudanças climáticas, afetam a fauna e os ecossistemas avaliados.

bottom of page